8 pax | Dificuldade Média | Económico | Tempo 1h50 min. (mais o tempo de frio)
190g de açúcar
100g de manteiga amolecida
4 ovos (L)
2 dl de leite frio
3 colheres de sopa de cacau em pó
250g de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó
Papel vegetal para forrar a forma (ou manteiga)
Cacau em pó para polvilhar
Recheio
2 dl de polpa de maracujá de preferência fresco
2,5 dl de natas
1 lata de leite condensado
5 folhas de gelatina
Ganache
240g de chocolate
2 dl de natas
- Comece por preparar o bolo. Ligue o forno a 180º, forre uma forma de 20cm com papel vegetal (ou unte-a com manteiga) e polvilhe com cacau.
- Numa tigela, bata o açúcar com a manteiga até ficar cremoso. Junte os ovos um a um batendo sempre.
- Noutra tigela, misture a farinha com o cacau e o fermento. Depois, junte o leite à mistura dos ovos e acrescente a mistura da farinha. Bata muito bem, até ficar uma massa lisa.
- Deite-a na forma, espalhe e leve ao forno durante 30 minutos. Verifique a cozedura com um palito. Depois retire e deixe arrefecer um pouco. Desenforme e deixe que fique frio.
- Depois de bolo frio corte uma tampa, mas deixe 3 cm de bordo. Coloque-o de novo dentro da forma e, delicadamente, retire o miolo do bolo de modo a ficar tipo uma caixa. Guarde no frio.
- Prepare o recheio. Deite o leite condensado para uma tigela, junte a polpa de maracujá e misture. Ponha a gelatina a demolhar em água fria, bata as natas sem açúcar até ficarem espessas.
- Escorra a gelatina e leve-a a derreter em banho maria, ou no micro-ondas, sem deixar ferver. Depois junte-a à mistura do leite condensado e mexa bem. Adicione as natas batidas e misture delicadamente.
- Deite a mistura dentro do bolo e espalhe em cima algum miolo do bolo que retirou. Por último, coloque a tampa que cortou e leve ao frio, de preferência de um dia para o outro.
- No dia seguinte, desenforme o bolo, e prepare a ganache. Leve ao lume um tacho com as natas e deixe ferver. Retire do lume e junte o chocolate em pedaços. Deixe repousar cerca de 10 minutos.
- Mexa bem até ficar um creme liso e depois cubra o bolo (deverá ficar todo coberto). Decore-o a gosto e sirva bem fresco.
Nota: pode aproveitar o miolo esfarelado do bolo pra decorar