O padrão alimentar mediterrânico caracteriza-se por preparados simples a baixas temperatura, como as sopas, que não alteram significativamente os nutrientes.
E pela presença de quantidades abundantes de substâncias protetoras, presentes no feijão e hortícolas, como diversos tipos de antioxidantes, minerais e vitaminas, para além de substâncias semi-digeríveis que permitem a saciedade e proteção intestinal.
A presença de azeite como gordura central das nossas sopas permite um fornecimento de ácidos gordos essenciais e de saudável gordura monoinsaturada de origem vegetal. Neste caso particular, aproveita-se a rama dos nabos. De grande valor nutricional e baixo quantidade de calorias.
Mas toda a tradição mediterrânica é de grande aproveitamento dos hortícolas e de reutilização dos vegetais tornando-a assim, amiga da saúde mas também do ambiente.
Comentário Nutricional feito pelo blog Nutrimento
DIFICULDADE: Fácil
TEMPO DE PREPARAÇÃO: 45m
CUSTO: Económico
Ingredientes 7 Pessoas
- 4 Nabos com a rama 500 gr
- Rama dos nabos 350 gr
- Batata descascada 200 gr
- Cebola descascada 200 gr
- Cenoura descascada 200 gr
- Alho francês limpo 200 gr
- Feijão manteiga cozido 400 gr
- Água 2,5 l
- Azeite 5 c.sopa
- Sal q.b.
Modo de Preparação
- Leve ao lume um tacho com a água, retire a rama aos nabos e descasque-os. Corte um em pedaços, corte também a batata, a cebola, a cenoura e o alho francês, lave tudo e junte ao tacho, deixe cozer durante 20 minutos.
- Entretanto corte o resto dos nabos em quartos de lua ou em cubos, corte também a rama em pequenos pedaços lave e deixe escorrer.
- Retire o tacho do lume e reduza tudo a puré. Leve de novo ao lume deixe ferver junte os nabos cortados, a rama e o feijão, mexa e deixe cozinhar durante 12 minutos. Junte o azeite, tempere de sal, mexa, deixe ferver e sirva quente.