Já todos sabemos que as sobremesas não devem fazer parte da alimentação diária, mas as épocas festivas são sempre um bom pretexto para nos deliciarmos com algo doce.
No entanto, há ainda certos cuidados que podemos ter para minimizar os riscos do seu consumo, como reduzir as porções, adicionar leite, cereais integrais ou frutos secos (como as nozes, os pinhões ou as amêndoas) – que permitem reduzir o índice glicémico dos açúcares mais simples e assim reduzir também os seus malefícios.
Aproveitar a canela para aromatizar o que comemos também é sempre uma boa opção, já que assim reduzimos o teor de açúcar consumido. A integração das sobremesas doces nas refeições principais, e beber água a acompanhar, ajuda também a que a saúde fique menos afectada, tal como saborear lentamente, e junto de amigos, como é tradição nas refeições festivas do mediterrâneo.
Assim, aqui fica a minha sugestão: um leite-creme com frutos secos.
DIFICULDADE: Fácil
TEMPO DE PREPARAÇÃO: 20m
CUSTO: Económico
Ingredientes 1 Pessoas
- Leite 6 dl
- Limão Um pedacinho de casca 1 unidade
- Pau de canela 1 unidade
- Açúcar 100 gr
- Gemas de ovo 3 unidades
- Amido de milho 30 gr
- Mistura de frutos secos Miolo de nozes picadas, amêndoa laminada torrada e pinhões 60 gr
- Açúcar para queimar q.b.
Modo de preparação
- Leve ao lume um tacho com o leite, a casca do limão e o pau de canela. Deixe ferver e depois desligue o lume. Deixe arrefecer.
- Numa tigela, misture o açúcar e as gemas e mexa bem. Junte o amido, misture e junte o leite do tacho.
- Mexa muito e deite de novo a mistura no tacho passada pelo coador de rede. Leve ao lume, mexendo sempre até ferver retire do lume. Junte os frutos e misture.
- Divida por taças e deixe arrefecer. Antes de servir, polvilhe com um pouco de açúcar e queime (se preferir, sirva polvilhado com canela em pó) e decore com amêndoa laminada torrada.