4 pax | Fácil | Económico | Tempo 45min.
300g de esparguete
4 ovos muito frescos
4 c .s de azeite
100g de queijo ralado
Sal e pimenta acabada de moer
Azeite para untar
Cebolinho para polvilhar
Creme de espinafres
500g de folhas de espinafres
1 dl de azeite
2 dentes de alho
1 c. s de farinha
1 pitada de noz moscada moída
Sal e pimenta acabada de moer
- Leve ao lume um tacho com água e deixe ferver. Adicione os espinafres e deixe-os cozer durante 3 minutos. Depois, passe-os por água fria até arrefecerem completamente e escorra.
- Leve ao lume outro tacho com água, deixe ferver, tempere de sal e junte o esparguete. Mexa até ferver e depois deixe cozer durante 8 minutos. Escorra e regue com um fio de azeite. Deixe arrefecer.
- Pique os espinafres muito finos, descasque e esmague os alhos, deite-os para um tacho, junte o azeite e leve ao lume. Deixe que os alhos fiquem douradinhos, retire-os e junte ao tacho a farinha. Mexa bem, junte os espinafres picados, mexa novamente e tempere de sal, pimenta e noz-moscada. Volte a mexer bem e desligue o lume.
- Separe individualmente as gemas das claras, de modo a manter as gemas inteiras. Leve ao lume brando uma frigideira com o azeite, unte o interior de um circulo com azeite e coloque-o dentro da frigideira. Molde dentro um ninho, com um pouco de esparguete, bata ligeiramente uma clara tempere-a com sal e junte-a ao esparguete. Deixe cozer durante 2 minutos e depois ponha com cuidado a gema no centro do esparguete e leve ao forno, que já deve estar a 180º.
- Deixe que a gema fique cozida a gosto, retire, desenforme, coloque em cima do creme de espinafres, decore com o queijo ralado e cebolinho, e sirva.