4 pax | Fácil | Económico | Tempo 45 min. (mais o tempo de arrefecimento)
4 lombos de salmão fresco sem pele e espinhas com cerca de 120g cada
1\2 limão
1 rolo de massa folhada
3 chalotas
40g de manteiga
150g de cogumelos frescos
150g de folhas de espinafres frescos
1 dl de vinho branco
2 dl de natas
1 raminho de coentros ou salsa picada
Sal e pimenta preta acabada de moer
Ovo batido para pincelar
Farinha para polvilhar
Tempere o salmão com sal, pimenta e o sumo do limão, tape e guarde no frio. Lave e seque os cogumelos.
Descasque as chalotas e pique-as muito finas. Leve ao lume uma frigideira com a manteiga, deixe derreter, junte as chalotas picadas e deixe cozinhar até ficarem macias.
Pique também os cogumelos se junte-os à frigideira. Misture, deixe cozinhar até que todo o líquido evapore, junte os espinafres picados e misture bem, junte o vinho e volte a misturar. Deixe cozinhar até evaporar.
Junte as natas, tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar, até ficar um molho cremoso. Desligue, deite para um prato e deixe arrefecer.
Ligue o forno a 180º. Passe o tabuleiro do forno por água fria, abra a embalagem de massa folhada e corte-a em quatro quadrados.
Corte cada lombo ao meio e ponha em cima da massa folhada as duas metades de salmão (coloque a parte mais fina em cima da mais grossa). Depois,
ponha em cima do salmão uma boa colherada da mistura dos espinafres.
Pincele os bordos de cada quadrado de massa com ovo batido e feche e massa, tipo um embrulho, pressione ligeiramente a massa para que fique bem fechada e coloque no tabuleiro do forno. Pincele toda a massa com ovo batido e leve ao forno durante 25 minutos.
Retire, deixe arrefecer um pouco e sirva com alface ou legumes salteados.