Uma vez que estamos na semana Santa, aproveitei a ocasião para ir até Chaves, mais precisamente a Faiões, visitar a D. Noémia, para seguir passo-a-passo a sua receita do Folar tradicional, feito em forno de lenha.
Para que pudessem acompanhar todo o processo, preparei-vos este vídeo:
Aqui ficam algumas curiosidades:
Os ovos utilizados na massa são previamente colocados em água quente para assim tornar o processo de levedura mais rápido.
A lenha para cozer e aquecer o forno deve ser de pinho, porque aquece mais rápido e não deixa cheiro.
A massa, depois de pronta, é benzida com a seguinte reza: «S.Mamede te levede, S.João te faça bom pão, S.Vicente te acrescente, em nome da Virgem Maria, Padre Nosso, Avé Maria».
Depois os folares são moldados e colocados em cima de pequenos pedaços de papel, aproveitados do saco da farinha (ainda polvilhado com a farinha que dele é retirada), e depois colocados num lençol para levedarem e em seguida irem ao forno.
Após o forno estar aquecido, deve ser limpo com uma vassoura de giesta molhada em água, e depois polvilha-se o forno com farinha. Se não queimar o forno, está pronto a receber os folares.
Quando o folar vai para o forno, e depois de tapar, deve-se benzer de novo: «cresce o pão no forno, e as almas pelo o mundo todo, em nome da Virgem Maria, Padre Nosso e Avé Maria».
Diz a lenda que se houver em casa uma mulher prestes a dar à luz, o bebé não nascerá enquanto o lençol onde esteve o folar a levedar não for sacudido!
Agora que já ficaram com ‘água na boca’, vejam aqui a receita adaptada para que possam fazer em casa e bom apetite!
Mais uma vez, o meu muito obrigado à D. Noémia e sua família, por tão bem nos terem recebido e nos terem feito sentido realmente em casa!
Boa Páscoa 🙂