Lombinho com maçã e puré de batata violeta

5 Pessoas | Fácil | Preparação 1h20 minutos

Ingredientes:
2 lombinhos de porco limpos
4 dentes de alho
1 raminho de alecrim
2 c. sopa de azeite
2 dl de vinho do porto
4 maçãs
4 c. sopa de mel
2 c. sopa de margarina
1 raminho de cebolinho

Para o puré:
1 kg de batata violeta
30g de manteiga
2 dl de leite quente
Sal e pimenta
Sal e pimenta acabada de moer

  1. Tempere os lombinhos com sal pimenta, junte os alhos descascados e esmagados; o alecrim e o vinho do Porto. Tape e guarde no frio.
  2. Corte as batatas ao meio, lave-as e leve-as a cozer em água a ferver temperada de sal durante 20 minutos. Escorra as batatas e reduza-as a puré. Adicione a manteiga, mexa bem e junte o leite aos poucos, mexendo sempre. Verifique o sal e junte uma pitada de pimenta acabada de moer. Mexa e guarde-o no quente.
  3. Ligue o forno a 180ºC e escorra os lombinhos. Numa frigideira com azeite quente junte os lombinhos e deixe-os selar até ficarem dourados de ambos os lados.
  4. Desligue o lume, junte a marinada à frigideira e leve ao forno durante 15 minutos. Descasque as maçãs, corte-as em gomos grossos, retire as pevides e deite-as numa frigideira. Junte a margarina e o mel e leve a lume brando até ficarem caramelizadas.
  5. Retire o lombinho do forno e cubra-o com papel de alumínio durante cinco minutos; depois sirva com o puré e os gomos de maçã. Decore com cebolinho e regue com o molho que ficou na frigideira do lombinho.

Dica: Não deixe passar demais o lombinho; deve ficar rosado no interior. Para verificar se está no ponto, espete um espeto de metal no lombinho. Se sair morno está no ponto, se sair quente provavelmente já passou de mais.

Custo médio por pessoa: 1,27€

Lombinho com maçã e puré de batata violeta
21 Votos

Comentários

comentários