Ovos escalfados com esmagada mista

4 pax | Fácil | Económico | Tempo 45min.

Ovos escalfados com esmagada mista

800g de batatas descascadas

400g de cenoura descascada

1 alho francês

1,5 dl de leite

50g de manteiga

4 ovos muito frescos

2 c.s de vinagre

2 c.s de azeite

1 raminho de cebolinho picado

Sal e pimenta acabada de moer

  1. Leve ao lume um tacho com água temperada de sal, deixe ferver, junte as batatas e as cenouras cortadas em pedaços e lavadas, deixe cozer durante 20 minutos, depois escorra e guarde a água da cozedura.
  2. Limpe o alho francês, corte em rodelas finas, lave e deixe escorrer. Deite um pouco da água de cozer a batata para um tacho, deixe ferver, junte o alho francês e deixe cozer durante 3 minutos. Depois, escorra.
  3. Esmague as batatas e as cenouras, deite-as para um tacho, junte a manteiga e leve ao lume. Acrescente o leite aos poucos, mexendo sempre, até a mistura ficar bem quente.
  4. Leve ao lume uma frigideira com o azeite, deixe aquecer, junte o alho francês e deixe cozinhar durante 2 minutos. Tempere com um pouco de pimenta acabada de moer.
  5. Leve ao lume um tacho com cerca de 5 dl de água, deixe ferver junte o vinagre, abra um ovo de cada vez para uma taça e deite na água deixe escalfar até ficar na cozedura desejada.
  6. Retire e deixe escorrer em cima de papel, ou um pano de cozinha. Sirva com a esmagada, alho francês e polvilhe com cebolinho picado.

ovos-escalfados-esmagada-mista

Ovos escalfados com esmagada mista
58 Votos

Comentários

comentários