Prémio Fundação Professor Fernando de Pádua

No passado dia 27 de Maio, foi assinalado, em Lisboa, o 15º aniversário da Fundação Professor Fernando de Pádua (FPFP) com um evento onde foram atribuídos Prémios para a Promoção da Saúde e Melhor Qualidade de Vida.

Os prémios nas diferentes categorias, “Inovação em Saúde”, “Alimentação Saudável”, “Stress e Qualidade de Vida”, “Cessação Tabágica”, “Actividade Física”, “Cultura” e, numa categoria de edição única, “Pai da Medicina Preventiva em Portugal” visam distinguir personalidades que tendo contribuído, directa ou indirectamente, para a prossecução dos objectivos estatutários da FPFP têm assim um reconhecimento da sua acção que desejamos servir de incentivo para dar visibilidade ao exemplo de elevação cívica que consideramos ideal.

Foi uma honra ter sido distinguido com o galardão na área da “Alimentação Saudável”, pela divulgação de boas práticas alimentares, essencial para o afirmar de uma verdadeira Cultura de Saúde.

«Temos uma cultura alimentar rica em sabores e temperos. Ser Chef é conhecê-los, saber conjugá-los, preparar o que outros irão aproveitar à refeição e no processo encantar quem os saboreia.
Resultante destas tradições alimentares, temos também muitos erros que a ciência nos veio explicar… O excesso de sal leva à hipertensão, o excesso de açúcar leva à diabetes e o excesso de comida leva à obesidade. Todos estes factores são, infelizmente, as principais causas de doenças que, são elas, as principais causas de morte em Portugal. Para se alterar isso, temos de alterar comportamentos enraizados pela cultura no nosso palato. O nosso homenageado nesta categoria tem um percurso de vida dedicado à cozinha mas sempre dedicado também a divulgar novas formas de fazer boa comida que seja saudável. Teve ainda presente ao longo da carreira uma forte vontade de o comunicar!».

(Citação da Fundação Professor Fernando de Pádua)

Enquanto profissional, e pessoa, este é sem dúvida um prémio muito gratificante!


Foto: Nuno Antunes / Revelamos

Prémio Fundação Professor Fernando de Pádua
19 Votos

Comentários

comentários