Regueifa doce com azeite e canela

10 pax | Fácil | Económico | Tempo 45 min. (mais o tempo de levedar e de forno)

Massa
600g de farinha sem fermento tipo 55
2 dl de água morna
20g de fermento padeiro seco (ou 40g do fresco)
1 ovo inteiro
4 gemas
130g de açúcar
1 dl de azeite
1 piada de sal
Azeite para untar
Farinha para estender

Recheio
3 colheres de sopa bem cheias de açúcar
1 colher de café de canela em pó
Ovo batido para pincelar

  1. Deite na tigela da batedeira a farinha e o sal e misture. Junte o fermento, o açúcar, os ovos, o azeite e a água. Ligue a batedeira na velocidade baixa, até misturar tudo. Depois, aumente a velocidade e deixe bater cerca de 10 minutos.
  2. Retire a massa para cima da mesa e molde uma bola. Coloque-a numa tigela untada com azeite, cubra com película aderente e deixe levedar, até duplicar o volume.
  3. Depois de leveda a massa, deite-a de novo em cima da mesa e trabalhe um pouco a massa. Em seguida, ponha a massa em cima de um pano de cozinha polvilhado com farinha e estenda a massa com o rolo até cobrir completamente o pano.
  4. Pincele a massa com azeite. Misture a canela com o açúcar e polvilhe a massa com a mistura. Enrole com a ajuda do pano.
  5. Corte a massa ao meio no sentido do comprimento. Depois faça tipo uma trança e junte as duas pontas de modo a ficar tipo uma coroa. Coloque-a no tabuleiro untado com azeite e deixe levedar durante 30 minutos.
  6. Ligue o forno a 180º. Pincele a massa com ovo batido e leve ao forno durante 30 minutos. Retire, deixe arrefecer e sirva.

Sugestão: pode decorar com pérolas de açúcar antes de levar ao forno (facultativo)

Nota: esta regueifa conserva-se durante alguns dias, sempre húmida, graças ao azeite

Regueifa doce com azeite e canela
1 Voto

Comentários

comentários