Trouxas de carne

6 Pessoas | Fácil | Preparação 1 hora

500g de jardineira de novilho
1kg de batatas descascadas
1/2 chouriço de carne
1 cebola
3 dentes de alho
4 c. sopa de azeite
2 dl de vinho branco
1 raminho de salsa picada
1 c. sopa de farinha
Azeitonas pretas
Sal e pimenta q.b.
50g de margarina
1 c. sopa de farinha
Ovo batido
Pão ralado
Óleo para fritar

  1. Descasque a cebola e os alhos, pique tudo e deite para um tacho. Junte a carne de novilho, o azeite, o vinho, tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar até a carne ficar muito tenra. Deve ficar quase sem molho. Se verificar que durante a cozedura necessita de mais molho, acrescente caldo de carne, aos poucos.
  2. Retire do lume e deixe arrefecer. Pique a carne, deite-a de novo para o tacho e leve ao lume, deixando aquecer. Junte a farinha, mexa bem até a carne se soltar do tacho. Adicione a salsa picada, verifique o sal e desligue o lume. Deixe arrefecer.
  3. Lave as batatas, corte-as ao meio e leve-as a cozer em água a ferver temperada de sal durante 20 minutos. Escorra e reduza-as a puré, junte a margarina, a farinha e uma pitada de pimenta. Mexa bem e deixe a arrefecer.
  4. Retire pequenas porções de batata e espalhe-as na palma da mão, colocando uma colherada da mistura da carne e uma azeitona no centro do puré. Feche, com cuidado, o puré e molde-o a gosto.
  5. Passe por ovo batido e pão ralado. Frite em óleo quente até as trouxinhas ficarem douradinhas. Retire, escorra o óleo, e sirva com salada.

Dica: em vez de trouxas, pode moldar bolinhas, tipo ‘croquete’, ou outros feitios a gosto.

Custo médio por pessoa: 1,82€

Trouxas de carne
21 Votos

Comentários

comentários