Agora sou confrade!

Foi com alguma surpresa que recebi o convite para fazer parte da Confraria do Frango do Campo, mas foi com muito prazer que o aceitei. Os principais objectivos desta Confraria são a promoção e divulgação do frango do campo, e a defesa da autenticidade do produto e respectivas tradições.

E lá fui, até Oliveira de Frades (Capital do Frango do Campo, e concelho pioneiro neste tipo de criação) para ser entronizado. Após um momento de convívio e degustação de acepipes onde este foi o produto-rei, e das mensagens de boas-vindas, realizou-se a cerimónia de entronização, que contou com a presença de várias confrarias, e que teve lugar na bonita Igreja de S. Pelágio.

Foi uma honra ter estado presente e tornar-me também um confrade!

Quanto ao produto em si, convém dizer que este tipo de frango difere bastante do de aviário, ou do industrial, quer em termos de aspecto, quer de sabor (começando pela cor das penas – castanhas e avermelhadas -, e havendo um controlo mais rigoroso da sua alimentação, que é unicamente à base de cereais).
Não é um frango bom para churrasco, mas pode, por exemplo, assá-lo no forno, ou apreciá-lo à cabidela.

Foto-Chefe-Ermida-Galo-1024Assim, aqui vos deixo uma deliciosa sugestão:

ALMÔNDEGAS DE FRANGO DO CAMPO COM COGUMELOS

DIFICULDADE: Fácil
TEMPO DE PREPARAÇÃO: 45m
CUSTO: Económico

Ingredientes 5 Pessoas

  • Miolo de pão triturado 100 gr
  • Leite 2 c.sopa
  • Sal e pimenta moída na hora q.b.
  • Azeite 4 c.sopa
  • Tomates maduros 4 unidades
  • Tomilho Apenas um raminho 1 unidade
  • Cogumelos Shiitake 250 gr
  • Cebolinhas 12 unidades
  • Vinho branco 1 dl

MODO DE PREPARAÇÃO

  1. Em uma tigela, misture o frango, o pão triturado, o leite e a casca de limão um pouco de tomilho picado , tempere com sal e pimenta misture bem e molde pequenas bolinhas com a mistura.

  2. Leve ao lume um tacho com o azeite deixe aquecer junte as almôndegas e deixe-as cozinhar ate ficarem douradinhas.

  3. Retire-as para um prato , junte ao tacho as cebolinhas descascadas e deixe-as cozinhar ate ficarem douradinhas junte o tomate lavado e cortado em gomos , os cogumelos , o resto do tomilho , o vinho tempere de sal e pimenta tape e deixe cozinhar durante 5 minutos .

  4. Junte de novo as almôndegas misture delicadamente tape e deixe cozinhar em lume brando durante 15 minutos sirva quente decorado a gosto acompanhe com pasta cozida.

Almôndegas frango do campo

Agora sou confrade!
26 Votos

Comentários

comentários