Bolo floresta negra

8 pax | Fácil | Económico | Tempo 2h30

Massa
6 ovos
150g de açúcar
80g de farinha
80g de fécula de batata
125g de chocolate em pó
1 c. de chá de fermento em pó
Cerejas
500g de cerejas sem caroço
50g de açúcar
Sumo de um limão

Cobertura e recheio
6 dl de natas
150g de açúcar em pó
Chocolate em barra

  1. Comece por preparar as cerejas, deite-as para um tacho sem o caroço, junte o açúcar e o sumo de limão, deixe repousar cerca de 10 minutos, depois leve ao lume. Quando ferver marque 10 minutos, desligue o lume e deixe arrefecer. Depois escorra as cerejas, guarde a calda e as cerejas no frio.
  2. Ligue o forno a 180º, forre uma forma com manteiga e polvilhe com farinha ou forre-a com papel vegetal. Separe as gemas das claras, bata as claras em castelo, junte o açúcar aos poucos batendo sempre, depois junte as gemas e bata mais 10 minutos.
  3. Numa tigela misture a farinha com a fécula, o chocolate em pó e o fermento, deite tudo num coador de rede fina e peneire para cima da mistura dos ovos. Misture delicadamente, deite na forma e leve ao forno durante 40 minutos. Verifique a cozedura com um palito, retire, deixe arrefecer um pouco, depois desenforme e deixe arrefecer.
  4. Bata as natas com o açúcar até ficarem espessas, corte o bolo ao meio e regue o interior com a calda das cerejas. Depois espalhe uma camada de natas em cima as cerejas cozinhadas. Cubra com a outra metade do bolo e cubra todo o bolo com o resto das natas, decore com chocolate raspado e cereja ou outra decoração a gosto.

Nota: este bolo floresta negra é o que eu costumo fazer quando as cerejas estão bem escuras. Não precisam de juntar álcool.

Bolo floresta negra
123 Votos

Comentários

comentários