Folar de carnes

9 pax | Fácil | Económico | Tempo 2h

Massa

600g de farinha

2 c.s de açúcar

1 pitada de sal

30g de fermento padeiro fresco

4 ovos (L)

1 dl de água morna

100g de manteiga

1 dl de azeite

Farinha para polvilhar

Ovo batido

Azeite para untar

Recheio

2 peitos de frango estufados e desfiados

1 chouriço de carne cortado em fatias finas

150g de fiambre em fatias

150g de presunto em fatias

150g de bacon em tiras finas

  1. Dissolva a farinha em água morna. Deite a mesma em cima da mesa e abra uma cavidade. Junte o sal, o açúcar, a mistura do fermento, o azeite, a manteiga e os ovos. Misture bem e trabalhe muito bem a massa até se descolar da mesa e das mãos.
  2. Faça uma bola com a massa e coloque numa tigela, previamente polvilhada com farinha. Cubra com um pano e deixe levedar num local aquecido até duplicar o volume.
  3. Depois, deite a massa em cima da mesa (polvilhada com farinha) e estenda-a com o rolo. Deixe-a ficar em forma de rectângulo (cerca de 45×30 cm). Espalhe em cima as carnes, dobre a massa em três e coloque-a no tabuleiro do forno, previamente untado com azeite. Cubra com um pano e deixe levedar mais 20 minutos.
  4. Ligue o forno a 180º. Depois de quente, pincele a massa com ovo batido e leve ao forno durante 40 minutos. Passado esse tempo, retire do forno e pincele com azeite. Deixe arrefecer e sirva.

Dica: Para que a massa levede mais rápido, coloque os ovos em água morna durante 15 minutos. Se a massa for batida na batedeira de massas pesadas fica muito mais fofa!

folar2

 

Imagem: revelamos/nunoantunes

Folar de carnes
65 Votos

Comentários

comentários