Lombos de bacalhau cozidos em azeite com aromas de Natal

4 pax | Fácil | Custo Médio | Tempo 1h20 min.
4 lombos de bacalhau congelado

2 folhas de louro

3 dentes de alho descascados e esmagados

1 malagueta pequena (facultativo)

3,5 dl de azeite

2 gemas de ovo

4 colheres de vinho do porto

30g de pinhões torrados

Guarnição

600g de batatas descascadas

600g de batatas doces descascadas

1 molho medio de grelos cozidos e bem escorridos

1 pitada de noz moscada

Azeite de cozinhar o bacalhau

Sal e pimenta acabada de moer

  1. Deixe descongelar o bacalhau de preferência de um dia para o outro no frio depois passe-o por água fria e seque-o.
  2. Ligue o forno a 180º ponha o bacalhau num prato de forno com a pele voltada para cima junte os alhos, o louro, a malagueta e o azeite, cubra com folha de alumínio e leve ao forno durante 20 minutos.
  3. Entretanto coza as batatas todas no mesmo tacho em agua a ferver temperada de sal, retire a batata doce que coze mais rápido e esmague-a deite-a pra um tacho junte duas colheres de sopa do azeite de cozinhar o bacalhau e misture , escorra as outras batatas e esmague-as também junte também duas colheres de sopa de azeite de cozinhar o bacalhau e uma pitada de noz moscada misture.
  4. Pique os grelos deite-os para uma frigideira junte quatro colheres de sopa do azeite de cozer o bacalhau e leve ao lume deixe aquecer bem mexendo de vez em quando.
  5. Retire o bacalhau para os pratos e mantenha-o no quente, prepare o molho numa tigela misture as gemas com o vinho do porto tempere com um pouco de sal e pimenta mexa bem junte 1,5 dl do azeite de cozinhar o bacalhau bem quente em fio mexendo sempre deve ficar um molho cremoso.
  6. Sirva o bacalhau com as duas batatas esmagadas, os grelos, regue com o molho junte os pinhões e sirva decorado a gosto.
Lombos de bacalhau cozidos em azeite com aromas de Natal
1 Voto

Comentários

comentários