Bacalhau espiritual

7 pax | Fácil | Económico | Tempo 1h45min. (mais o tempo de arrefecer)

1 kg de bacalhau demolhado

400g de batatas descascadas

300 g de cenouras ralada

3 cebolas médias

4 dentes de alho

100g de pão seco

1 dl de azeite

2 dl de leite para demolhar o pão

2 dl natas

5 dl molho bechamel

Sal e pimenta q .b

1 pitada de noz moscada

Queijo ralado q.b.

  1. Deite o bacalhau para um tacho. Junte água fria até ficar bem coberto e leve ao lume até ferver. Desligue o lume e deixe o bacalhau arrefecer dentro da água. Depois escorra e aproveite a água, deitando-a para um tacho. Coloque no lume, junte as batatas cortadas em pedaços e tempere de sal. Deixe cozer durante 20 minutos.
  2. Entretanto, limpe o bacalhau de peles e espinhas, descasque as cebolas e os alhos, pique tudo, deite para um tacho, junte o azeite e a cenoura e deixe cozinhar até a cebola ficar macia. Acrescente o bacalhau, mexa bem, reduza o lume e deixe cozinhar em lume brando até o bacalhau ficar bem desfeito. Junte depois o pão demolhado no leite e misture.
  3. Escorra as batatas e reduza-as a puré, junte-o ao bacalhau, mexa bem, junte as natas, misture e verifique o sal. Adicione uma pitada de pimenta e noz-moscada e mexa bem.
  4. Ligue o forno a 180º. Deite o bacalhau para um prato de forno, espalhe, cubra com o molho bechamel e polvilhe com o queijo. Leve ao forno até ficar douradinho.
  5. Sirva quente acompanhe com legumes salteados.

bacalhau-espiritual

Bacalhau espiritual
99 Votos

Comentários

comentários