Doce de banana caramelizada com merengue

7 pax | Fácil | Económico | Tempo 45 min. (mais o tempo de frio)

5 bananas maduras mas duras
180g de açúcar
1 dl de água
1 litro de leite
1 casca de limão
150g de açúcar
5 ovos
60g de amido de milho
150g de açúcar para as claras

  1. Leve ao lume uma frigideira com 180g de açúcar, deixe derreter até ficar um caramelo douradinho, entretanto descasque as bananas e corte-as em rodelas grossas, junte ao caramelo a água, mexa sempre, deixe ferver mexendo até começar a ficar cremoso, junte as bananas e deixe ferver durante 1 minuto, retire e deite para um prato fundo.
  2. Leve ao lume um tacho com o leite e a casca do limão e deixe aquecer bem. Separe as gemas das claras, deite as gemas para uma tigela, junte 150g de açúcar e mexa bem. Junte o amido e o leite quente aos poucos e vá mexendo sempre. Passe a mistura pelo coador de rede fina para um tacho e leve ao lume mexendo sempre até ferver. Desligue o lume e espalhe o creme em cima da banana, deixe arrefecer e leve ao frio.
  3. Ligue o forno a 200º, deite as claras para uma tigela e bata até ficarem em castelo. Depois junte o açúcar aos poucos, batendo sempre até ficarem bem duras e brilhantes, deite-as para um saco pasteleiro com boquilha frisada e faça montinhos de claras em cima do creme, leve ao forno até as claras ficarem douradinhas, retire e sirva decorado a gosto.

Nota: deixe que a banana e o creme fiquem bem gelados para servir ainda frio.

Doce de banana caramelizada com merengue
101 Votos

Comentários

comentários