Mil folhas de maçã com mel

5 pax | Fácil | Económico | Tempo 2h

1 rolo de massa folhada
4 maçãs golden
35g de manteiga
35g de açúcar
1 c.de chá de raspa de limão
150g de mascarpone
2 dl de natas
5 c.s de mel
Açúcar para polvilhar
Açúcar em pó para decorar

  1. Descasque as maçãs, corte-as ao meio e retire as pevides. Corte as metades das maçãs em meias luas muito finas.
  2. Leve ao lume uma frigideira antiaderente com a manteiga e o açúcar. Deixe a manteiga derreter, junte a maçã cortada e deixe cozinhar até ficar caramelizado, mexendo de vez em quando. Deite para um recipiente, junte a raspa do limão e deixe arrefecer.
  3. Ligue o forno a 180º. Abra a massa folhada e ponha-o no tabuleiro no forno, em cima do papel onde vem embrulhada, e pique a massa com um garfo. Cubra-a com papel vegetal e ponha em cima outro tabuleiro.
  4. Leve ao forno até ficar douradinha, retire o segundo tabuleiro e o papel vegetal e polvilhe a massa com açúcar. Leve de novo ao forno até o açúcar derreter ou até caramelizar.
  5. Depois, retire do forno e deixe arrefecer. Com a ajuda de cortadores, corte círculos ou quadrados de massa.
  6. Numa tigela bata o mascarpone com o mel, depois junte as natas batidas e misture delicadamente. Deite o creme para um saco pasteleiro com boquilha frisada.
  7. Monte o mil folhas. Coloque no prato um quadrado ou círculo de massa, cubra com maçã e creme de mascarpone, cubra com outro quadrado de massa, volte a repetir a maçã e o creme e por último cubra com o último quadrado de massa.
  8. Decore com creme, polvilhe com açúcar e sirva de imediato.

Nota: numa versão mais simplificada, sirva em copos camadas de massa ligeiramente quebrada, maçã e creme. A última camada deve ser de creme.

Mil folhas de maçã com mel
51 Votos

Comentários

comentários